Véu de Pirilampo


E o vaidoso fabricante de versos perguntou, em tom superior: 
— E esses óculos escuros à noite, para que são?
E eu lhe respondi em silêncio:
— Porque a sua maldade é eterna.  
E porque os poetas vêem melhor na escuridão.


                                        E eu coloquei meus óculos escuros 
                                        contra a mediocridade dos neons 
                                        contra a agressão das almas monstruosas
                                        e a crueldade oculta nas ma
                                        — na penumbra amnésica anteparo 
                                        o cotidiano fogo dos dragões.

E eu ajustei meus óculos escuros 
mas vi gente comendo carne humana 
crianças assaltando à mão armada
cheirando cola ou sendo trucidadas 
enquanto os vaidosos declamavam 
a sua dor tão dicionarizada.

                                        E eu saio à rua de óculos escuros 
                                        porque me cega a cena da injustiça 
                                        porque a lei só legítima a força 
                                        descobriu a platéia o fundo falso 
                                        do palco onde encerrou-se o último ato 
                                        e se esqueceram de fechar o pano.

E eu uso sempre os óculos escuros 
porque o mundo é uma faca nas pupilas 
trapézio inteiro de arame farpado
sobre a rede de areia movediça 
a pele triturada e sem aplausos 
prossigo encantadora de serpentes 
E eu saio à noite de óculos escuros 
porque meu corpo acende nessa hora 
meus óculos são véu de pirilampo 
me resguardam de dentro para fora 
escondem o meu sol subcutâneo 
— são a nave em que chego até os homens.




Lucila Nogueira

Fotogramas de Blade Runner, de Ridley Scott

Comentarios

Publicacións populares